Os principais tipos de porcas
As porcas são elementos de fixação que possibilitam a união de peças em conjunto com hastes, parafusos, prisioneiros e outros itens. Elas garantem a fixação dos parafusos, mantendo-os travados.
As peças têm variados formatos e tamanhos, podendo ser utilizadas em muitas áreas de aplicação, igualmente aos rebites.
Portanto, conhecer os tipos de porcas é fundamental procurar pelos produtos adequados em seu projeto. Normalmente, a forma é prismática ou cilíndrica e possui um furo roscado. Nele se encaixa a barra roscada ou o parafuso.
A seguir, apresentamos os principais tipos e aplicações deste produto.
Porca de segurança
As porcas de segurança possuem formas e elementos que asseguram mais estabilidade para as peças unidas. A porca castelo, exemplificando, apresenta uma cupilha que previne a sua soltura por vibração.
As principais porcas usadas para esse tipo de aplicação são: auto travante com inserto de nylon, flangeada de torque com fenda simples, com fenda dupla e castelo.
Porca gaiola
Na maioria das vezes, a porca gaiola é composta por uma porca quadrada e inserida em uma “gaiola” de aço. A gaiola conta com duas abas externas que, quando são comprimidas, concedem a opção de inserção em cavidades quadradas. No momento em que as abas ficam livres, a porca interna fica atrás do buraco.
Porca de solda
Essa categoria é aplicada quando o acesso na montagem é do tipo cego — ou seja, de difícil acesso.
Nesse caso, a fixação com parafusos não é adequada ou as chapas para a fixação dos parafusos são finas. Assim, não cedem a formação de filetes suficientes para evitar o espaçamento da rosca quando apertada.
Porca tubo
A porca tubo é uma alternativa inovadora para posicionar uma porca dentro do tubo no sentido longitudinal, deixando a rosca sempre centralizada.
As aletas, que são produzidas com aço mola, cravam na parede do tubo, o que impede o movimento de volta (tipo espinha de peixe).
Porca de aperto manual
Para projetos que precisam de montagem e desmontagem frequente, as porcas de aperto manual são as mais recomendadas. Afinal, elas dispensam a utilização de ferramentas, o que facilita o processo de remoção e encaixe das peças.
Entre os principais tipos para essa aplicação, podemos citar: porca borboleta, porca recartilhada baixa e porca recartilhada alta.
Por fim, concluímos que elementos de fixação, como as porcas e os pinos de solda, têm uma vasta utilização na indústria. Em síntese, eles permitem a união entre anéis, eixos, furos e outras partes de equipamentos, produtos e máquinas.