Rebitadeira: o que é e como usar

Você sabia que existem diferentes maneiras de fixar estruturas e chapas metálicas? Uma das formas mais populares de fixação de chapas é a que utiliza peças e objetos como parafusos, pregos ou colas industriais, facilmente encontrados em negócios que vendem itens de construção.

Existe um método de fixação de estruturas metálicas muito utilizado no setor industrial, aquele que utiliza as ferramentas rebitadeiras. Em aplicações diárias, como aeronaves, construções e ônibus, é possível ver chapas metálicas fixadas com o auxílio de rebites, fixados com rebitadeiras.

Saiba o que é uma rebitadeira e como usá-la.

O que é a rebitadeira?

Como dito anteriormente, existem diferentes métodos de fixação de estruturas metálicas, cada um deles utilizando ferramentas e objetos diferentes.

A rebitadeira é uma ferramenta que tem o objetivo de fixar estruturas com o auxílio dos rebites.

Também conhecida como alicate rebitador, a rebitadeira pode ser encontrada em diferentes modelos. Entre os modelos de rebitadeiras mais conhecidos no ramo industrial, encontram-se:

  • Rebitadeira a bateria;
  • Rebitadeiras hidropneumáticas;
  • Rebitadeiras manuais;
  • Rebitadeiras pneumáticas;

Como são os tipos de rebitadeiras?

Existem cinco tipos mais comuns de ferramentas rebitadeiras. Na maioria dos serviços industriais ou de construção civil que necessitam fixar chapas e estruturas metálicas, as rebitadeiras manuais conseguem dar conta do recado.

Os modelos de rebitadeiras pneumáticas são mais utilizados para serviços profissionais, que precisam de mais agilidade nos processos de fixação dos rebites nas estruturas.

As rebitadeiras a bateria, como o próprio nome diz, são os modelos da ferramenta que precisam de uma fonte de energia elétrica para funcionarem. Geralmente, o peso das baterias pode variar entre dois a 2,6 kg.

Como não precisa de um compressor para funcionar, essa rebitadeira é mais indicada para serviços como reparos, montagens e outros que necessitem de agilidade na fixação.

As rebitadeiras pneumáticas são as que utilizam ar comprimido para realizar os processos de rebitagem, que é a fixação dos rebites nas estruturas. As hidropneumáticas, por outro lado, são as que se acionam com óleo e ar comprimido agindo de forma conjunta.

Como usar uma rebitadeira?

O modo de uso de uma rebitadeira pode variar conforme o modelo da ferramenta, que como visto anteriormente, pode ser de cinco tipos diferentes.

As mais comuns delas são as rebitadeiras manuais. Para utilizá-la, basta inserir o rebite por completo na ponta da ferramenta e apertá-la até que o rebite estoure. Assim, a ferramenta fixará o rebite na estrutura desejada.No caso da rebitadeira pneumática, não será necessário utilizar muita força, por conta do ar comprimido. Para utilizá-lo, basta pressionar o gatilho da ferramenta e o rebite será fixado. O mesmo acontece com a rebitadeira hidropneumática, que fixa os rebites com ainda mais facilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *