
Tipos de chapa de aço e suas aplicações
O aço é um material amplamente utilizado na construção civil e também na indústria. Composto por ligas de ferro e carbono, seu uso se dá na fabricação dos mais diferentes produtos, como rolos de aço.
Entre eles, também estão eletrodomésticos, veículos, materiais de construção, e muitos outros.
Por conta de suas propriedades mecânicas, o aço é popular e possui grande aplicabilidade, o que o faz ser tão usado. Nesse contexto, estão as chapas de aço, empregadas em segmentos da indústria.
Conheça os tipos de chapa, bem como suas aplicações.
Chapas de aço laminadas a frio e a quente
As chapas de aço laminadas a frio são produzidas com bobinas de aço a frio. Normalmente, são recomendadas para situações em que o material fica exposto e exige um acabamento minucioso, como na produção de geladeiras e fogões.
Esse tipo tem uso no setor automotivo, de eletrodomésticos e também na construção civil.
Já as chapas de aço laminadas a quente possuem alta resistência mecânica. Por essa razão, são frequentemente indicadas para a fabricação de recipientes de gases, pois resistem a alta pressão.
Longarinas, rodas, pisos, tubos, indústria de móveis e fabricação de autopeças costumam utilizar essa categoria de chapa.
Chapas de aço lisas
Chapas lisas têm ótimo acabamento externo, promovendo uma superfície boa para a aplicação de pintura. É possível dobrá-la para a fabricação de lambris ou transformá-la em perfilados e laminados.
<h2>Chapas de aço xadrez</h2>
A chapa xadrez é fabricada a partir de um processo que usa chapas laminadas a quente ou galvanizadas. Ela passa por um processo de laminação ou estampagem, formando relevos.
Assim, torna-se antiderrapante e é utilizada em rampas, pisos industriais, pisos de ônibus e escadas.
Chapas de aço finas e grossas
Produtos considerados rústicos e menos trabalhados, a espessura pode ser igual ou maior de 6,30 mm e não são bobinados.
As chapas grossas têm como características a fácil soldagem, que as tornam uma opção para segmentos da indústria e da construção civil.
As chapas finas possuem largura superior a 500 mm. Atendem à indústria automobilística, de construção civil e de autopeças, por exemplo.
Chapas de aço galvanizado
A chapa galvanizada passa por um procedimento que reveste o produto com metais nobres, como o zinco. A finalidade é proporcionar uma resistência 20 vezes maior comparada às chapas comuns.
Sua utilização se dá, principalmente, em setores agrícolas, de construção civil e de equipamentos em geral.
Por fim, essas são as principais categorias de chapas de aço. Como foi possível notar, elas podem ser aplicadas em atividades de segmentos variados. Alguns deles são: indústrias automobilísticas, utilidades domésticas, motores elétricos e construções.