Conheça alguns mitos e verdades dos refrigerantes
Quem nunca ouviu uma pessoa dizer que os refrigerantes são bebidas ruins ou bebidas que fazem mal para saúde, às vezes até comparados com a cerveja?
Muitas vezes, frases ditas sobre os refrigerantes acabam contendo uma série de inverdades, de mitos. Com isso, é importante saber mais sobre as características dessa bebida e o que é verdade ou mentira.
Assim, conheça alguns mitos e verdades dos refrigerantes!
Refrigerantes prejudicam os ossos – Verdade
Uma das principais informações sobre os refrigerantes, que acabam circulando entre as pessoas, é que essas bebidas prejudicam os ossos, o que é verdade.
Diferentes pesquisas apontam que quem consome refrigerantes em excesso tem a densidade de cálcio menor no corpo.
O comum é que tratamentos dentários e ósseos recomendem o não consumo dos refrigerantes. Por outro lado, o leite integral ou desnatado é uma bebida que ajuda os ossos, por conta da alta concentração de cálcio em suas composições.
Refrigerantes são viciantes – Mito
Muitas pessoas acabam associando o consumo de refrigerantes ao consumo de bebidas alcoólicas como a cerveja, no intuito de causarem a impressão de que os refrigerantes possuem características viciantes, assim como o álcool.
Porém, é importante saber que os refrigerantes não são viciantes. O consumo exagerado dessa bebida se deve ao sabor e não a um vício.
Refrigerantes não têm valor nutritivo – Verdade
Diferente de bebidas como sucos de frutas ou leites, os refrigerantes não possuem valor nutritivo. Isso significa que a composição da bebida não conta com nenhum ingrediente feito para proporcionar um valor nutritivo ao corpo humano, por mais que tenha açúcar e outros ácidos.
Então, consumir refrigerantes com sabores de frutas não é a mesma coisa do que beber sucos naturais.
Refrigerantes impedem a absorção de nutrientes – Mito
Como dito anteriormente, os refrigerantes não possuem nenhum valor nutritivo, mas isso não significa que eles impeçam a absorção de nutrientes, com exceção do fosfato.
Ou seja, se algum alimento que contenha fosfato, como sardinhas e frutas secas, for ingerido com algum refrigerante, ele não será absorvido pelo corpo humano.
Refrigerantes estimulam a produção de dopamina – Verdade
Você já ouviu falar que refrigerantes estimulam a produção de dopamina? Ou melhor, você sabe o que é dopamina?
A dopamina é um neurotransmissor monoaminérgico, que desempenha diferentes papéis importantes no cérebro e no corpo humano. Ela está envolvida com as emoções, processos cognitivos, funções cardíacas, movimentos intestinais e outros.
Os refrigerantes são bebidas que estimulam a produção de dopamina pelo cérebro. Geralmente, a produção do neurotransmissor começa cerca de 45 minutos após a ingestão da bebida.
Fisicamente, a sensação da dopamina pode trazer o bem-estar. Por isso, a dopamina também é conhecida como o hormônio do prazer.