Conheça alguns mitos e verdades sobre a cerveja

Conheça alguns mitos e verdades sobre a cerveja

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares do Brasil. Segundo dados da Kantar, o volume de vendas de cerveja no ano de 2020 foi o maior desde 2014, mesmo considerando o fato da pandemia impedir que muitos bares e estabelecimentos abrissem para servir essa bebida.

Mesmo com a migração da cerveja para casa, o número de vendas só aumentou. O crescimento no ano passado foi 5,6% superior ao número anotado em 2019. Um levantamento inédito realizado pela Euromonitor revela que foram vendidos mais de 13,3 bilhões de litros de cerveja, em 2020.

Percebe-se o quão popular essa bebida é no país. Com isso, é importante estar por dentro sobre os fatos e equívocos sobre a mesma. Conheça alguns mitos e verdades da cerveja.

A cerveja engorda – Mito!

Muitos associam a cerveja à gordura adquirida no corpo, principalmente, na barriga. Porém, é errado dizer que essa bebida é a responsável pelo aumento do peso corporal.

O que engorda são as comidas utilizadas como acompanhamento para as cervejas, como petiscos, torresmos, frituras e outros alimentos muito gordurosos.

A cerveja não é uma bebida calórica, então o seu consumo em excesso não fará com que o peso do corpo aumente, por conta da gordura. Porém, sempre é bom lembrar que o consumo exagerado da cerveja não é algo saudável, tendo em vista que pode causar problemas psicológicos e ocasionar dependência alcoólica.

O colarinho da cerveja é muito importante – Verdade!

Assim como existem pessoas que tomam alguns leites sem nata, existem as que gostam de tomar cerveja sem espuma nenhuma. Porém, é importante lembrar que isso não deve ser feito, muito menos tornado em uma prática.

O colarinho da cerveja faz com que a bebida não entre em contato direto com o ar, evitando a oxidação e preservando o sabor.

Além disso, o colarinho (espuma) ajuda na carbonatação da cerveja e na manutenção da temperatura. A carbonatação da bebida é um processo importante para assegurar que haja uma quantidade específica de gás para cada estilo de cerveja, preservando suas características exclusivas.

Cerveja e Chopp são a mesma coisa – Mito!

Quem nunca olhou para um copo cheio e ficou em dúvida se a bebida era cerveja ou chopp? Na hora de comprar cerveja ou chopp, é importante saber como essas bebidas se diferem.

Por mais que tenham uma aparência quase semelhante, a cerveja e o chopp não são a mesma coisa. A diferença entre essas bebidas alcoólicas é vista no processo de pasteurização.

Diferente da cerveja, o Chopp não passa por esse processo. Isso faz com que o sabor e a validade da bebida sejam diferentes.

O sabor do Chopp costuma ser mais cremoso do que o da cerveja, sendo um diferencial para os apreciadores desta bebida. Assim como existem refrigerantes com ingredientes semelhantes, mas com sabores completamente distintos, existem as cervejas e os chopps.

Cerveja tem que ser sempre servida gelada – Mito!

Se a cerveja devesse ser apenas servida gelada, a Alemanha não seria mais reconhecida como um dos países que mais apreciam essa bebida. Por mais que uma cerveja geladinha em um dia de muito calor seja um refresco saboroso, ela não deve ser necessariamente servida a baixas temperaturas.

Por mais que o Brasil seja um país tropical, conhecido mundialmente pelas praias e pelo calor, não é recomendável que as cervejas sejam consumidas apenas geladas. Aliás, é importante saber que tomar uma cerveja muito gelada faz com que nossas papilas gustativas fiquem anestesiadas, prejudicando a degustação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *