5 vícios que prejudicam o motor do carro
Você sabia que a maneira como dirige pode impactar diretamente no estado de conservação de algumas autopeças do seu carro? Seja apoiando o pé no pedal de embreagem ou trocando as marchas de forma brusca, existem diferentes vícios prejudiciais para o motor do carro.
Conheça cinco vícios que prejudicam o motor do seu carro e veja algumas dicas para evitá-los.
1. Exagerar no peso do veículo
Uma das principais maneiras de prejudicar o motor do seu carro é ultrapassando o peso que ele consegue suportar. No caso, o vício seria transportar mais pessoas que o devido ou mais cargas que o permitido. Esse hábito desgasta o motor mais rapidamente e também prejudica a suspensão do carro.
Evite espremer seis ou sete pessoas em um carro de passeio feito para transportar até cinco passageiros. Além de prejudicar as peças do motor do seu carro, esse vício pode prejudicar o seu bolso, rendendo multas e gastos com manutenções.
2. Dirigir com o tanque de combustível na reserva
Esse é um dos vícios mais comuns entre os motoristas. Dirigir com o tanque de combustível na reserva é uma prática muito prejudicial para o motor do carro. Ao rodar com o tanque de combustível na reserva, você pode provocar uma sobrecarga prematura do filtro de combustível, assim como o entupimento dos bicos de injeção.
Além de danificar essas peças de motor, esse vício pode ocasionar na queima da bomba de combustível, por causa do superaquecimento.
3. Manter o motor funcionando em rotações muito altas ou muito baixas
Esse é um dos erros mais comuns cometidos por quem dirige. Usar a marcha errada pode causar muitos danos ao motor do veículo. No caso, evite engatar a quinta marcha quando estiver andando a 25 km/h ou deixar a terceira marcha engatada quando a velocidade do carro já tiver ultrapassado os 80 km/h.
Cada velocidade possui uma marcha adequada. Por isso, para evitar que esse vício danifique o motor do seu veículo, não deixe de consultar o manual do proprietário. Nele, você encontrará mais informações sobre o câmbio do carro e, é claro, sobre quais são as melhores velocidades para cada uma das marchas.
4. Dirigir em descidas no ponto morto
Se dirigir nas rotações erradas é prejudicial para o motor, saiba que descer ladeiras no ponto morto é tão prejudicial quanto. Esse vício força o sistema de freios. Por isso, na hora de descer ladeiras, mantenha a marcha engatada, remova o pé do acelerador, utilize o pedal de freio e controle a descida do veículo.
Além de evitar que as autopeças do motor sejam prejudicadas, ao descer em ladeiras com a marcha engatada, você conta com a vantagem de ter mais economia de combustível. Isso acontece porque o sistema de injeção eletrônica para de fornecer combustível assim que você remove o pé do acelerador.
5. Usar óleo vencido
O óleo do motor deve sempre ser trocado na data correta. Andar com óleo vencido é um dos vícios mais prejudiciais para o motor do veículo. Além de comprometer o estado de conservação do motor, dirigir com óleo vencido também compromete o consumo de combustível do veículo.
Um óleo lubrificante vencido possui forte impacto no desempenho ideal do motor do automóvel. Por ser responsável pela lubrificação das autopeças, diminuindo o atrito entre os componentes e evitando desgastes excessivos, o óleo do motor deve sempre estar na validade.Andar por aí com o óleo motor fora da validade é um vício extremamente prejudicial para o motor do carro. Isso diminui a vida útil das peças do motor, podendo também fazer com que o motor pare de funcionar e, em alguns casos, fundir. Deixe esse vício de lado, evite gastar com manutenções e garanta o seu bem-estar.