O que é um projeto corporativo de arquitetura?
A partir da necessidade de conforto e harmonia no ambiente de trabalho surgiu o chamado projeto corporativo de arquitetura. Ele é o resultado da visão de empresas que buscaram criar uma dinâmica em seus escritórios e torna as relações entre funcionários, colaboradores e afins muito mais prática e ágil.
Esses projetos corporativos também são uma maneira de várias companhias se adaptarem às necessidades modernas. Afinal, eficiência mesclada com humanização, seguramente, é uma receita de sucesso e com certeza trará frutos a longo prazo
Otimizar as relações entre os empregados também é uma questão arquitetônica, pois a disposição geral dos ambientes e seus componentes conseguem gerar bem-estar aos colaboradores. Para isso, é aconselhável contar com um escritório de arquitetura. Desse modo, todo o desenvolvimento será feito com o mais alto grau de profissionalismo. Algo que fará certamente a companhia ter inúmeros benefícios.
Como é operado um projeto corporativo?
As duas marcas registradas do projeto corporativo são a utilização engenhosa do espaço disponível e a criação de economia. Ambas têm a intenção de maximizar o potencial gerado no ambiente de trabalho.
No entanto, é equivocado imaginar que o projeto será apenas uma mudança física do local. Para que ele realmente funcione, será necessário que a empresa faça uma análise de seus valores e suas visões. Isso com o intuito de adaptar os elementos de sua marca, como o logo e o seu próprio produto.
Uma empresa de automóveis que quer ser sustentável, por exemplo, poderá passar por transformações drásticas. Afinal, se ela pretende passar uma imagem a favor da sustentabilidade, não poderá ter seu nome mais vinculado a combustíveis fósseis.
Como um projeto corporativo se relaciona com sustentabilidade?
Caso você seja dono de uma empresa em São Paulo, por exemplo, um dos maiores centros econômicos do Brasil, gastar valores altos para a realização de reformas com auxílio de um escritório de arquitetura em São Paulo, é algo que sempre preocupa. No entanto, com um projeto sustentável é possível diminuir esses gastos. Além de fornecer um tom mais “verde” à própria empresa.
O envolvimento em questões ecológicas e ambientais atualmente é fundamental para garantir o sucesso de qualquer companhia. O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 mostra que empresas com a carteira ESG (ambiental, social e de governança) foram 40 em 2020 e aumentaram para 46 em 2021.
Logo, fica claro que o envolvimento em questões ecológicas e ambientais atualmente é fundamental para garantir o sucesso de qualquer companhia. Assim, transformar o projeto arquitetônico em um reflexo dessas preocupações é garantia de credibilidade.
Utilizar materiais que não sejam danosos à natureza já é um passo para a sustentabilidade. Entretanto, fazer com que todos da empresa adotem essa cultura verde deve ser o objetivo final.