Aprenda a escolher cortes bovinos corretos para diferentes receitas
Muitas pessoas vão aos supermercados felizes por gostarem de fazer compras de alimentos e bebidas diferentes. Porém, para outros, pode se tornar um problema. Isso porque, muitas pessoas não sabem escolher certos alimentos para preparos específicos e não conseguem cozinhar da forma esperada.
As carnes, aves e peixes, por exemplo, entram muito nesse quesito, já que nem sempre é fácil escolher o corte certo para os pratos. As carnes bovinas precisam de muito cuidado no momento de serem selecionadas, já que existem cortes que só servem para preparos específicos e, se feito de maneira errada, pode ficar seca ou dura, dificultando sua ingestão.
Dessa forma, a seguir separamos algumas dicas com cortes de carnes específicos para diferentes preparos. Assim, você garante mais chances de fazer bons pratos deliciosos e suculentos, com as carnes específicas para cada preparo. Confira:
Contrafilé
O contrafilé no atacado é um dos cortes de carne bovina mais adquiridos entre os brasileiros. Essa carne é proveniente do lombo do boi e consegue ser macia e muito suculenta. Contém uma gordura característica em sua lateral. Pode ser consumida grelhada, feita à milanesa e para servir em um churrasco em família.
Por ser suculenta, fica deliciosa nos churrascos, ainda mais se acompanhada de uma cerveja. Esse corte tem a vantagem de ser versátil, então pode ser consumido no dia a dia ou feito em ocasiões especiais.
Coxão mole
A carne bovina com o corte coxão mole também é indicada para ser consumida em forma de bife. Isso porque, se trata de um músculo do interior da perna do boi. Possui fibras curtas, por isso, sua consistência é extremamente macia.
É considerada uma carne magra, assim como o filé de alcatra. Além de ser usado da forma mais tradicional que é o bife grelhado, essa carne é ótima para ser usada no preparo de picadinhos, a milanesa, em escalopes, etc.
Filé Mignon
A peça filé mignon é a considerada mais nobre do boi. Por não possuir nervos e ser um corte com extrema maciez e sem gordura. Para que sua suculência seja preservada, seus bifes precisam ser preparados com no mínimo 1 dedo de espessura. É indicada para churrascos, bifes, medalhões e em estrogonofes.
Acém
O acém no atacado é um corte de carne recomendado para o preparo na panela de pressão. Quando esse corte é cozinhado em fogo baixo, o colágeno contido no mesmo derrete, trazendo mais suculência para a carne.
Quando feita na panela de pressão, essa carne chega a desmanchar na boca e é uma delícia cozinhar junto de legumes, com bastante tempero.
Costela
A costela bovina varia em seus sabores, aromas e texturas. Porém, é ótima para ser preparada na panela de pressão. Já que exige um maior tempo de cozimento para que todas as suas fibras sejam amaciadas.
Além da panela de pressão, pode ser feita em churrasco, ainda mais com um molho barbecue por cima. É uma delícia.