Qual a diferença entre a hidromassagem e o ofurô?

Apesar de existir uma diferença muito específica entre luxuosa banheira de hidromassagem e terapêutico ofurô, esses dois equipamentos de banho costumam ser confundidos por muitas pessoas. Então, para sanar as dúvidas sobre a diferença entre eles, a  Banheiras Bom Banho, empresa especializada em banheiras, explica os principais aspectos entre eles. Confira a seguir!

Banheira de hidromassagem

Como o próprio nome já sugere, a banheira de hidromassagem tem como principal função armazenar água morna para hidroterapia, lazer e/ou proporcionar relaxamento. Existem opções de diversos formatos, desde a clássica banheira redonda até alternativas quadradas, retangulares, de canto entre outras. Elas podem ser instaladas tanto em ambiente interno quanto externo (desde que sejam de material específico, como o Gel Coat).

Ofurô

Agora, o ofurô é uma banheira típica japonesa que também armazena água quente e é usada para proporcionar banhos relaxantes. Ele pode ser instalado tanto em área externa quanto externa, bem como pode ser encontrado tanto na versão redonda quanto na quadrada. Ademais, pode ter jatos de hidromassagem ou não.

Principais diferenças

Profundidade

Algo que se percebe logo de cara é a diferença de formato entre a banheira de hidromassagem e o ofurô. Enquanto a banheira de hidromassagem é mais rasa e comprida, de forma que o corpo fica levemente inclinado nela, o ofurô é mais profundo, o que leva o corpo a se posicionar de forma mais reta.

Forma de Instalação

Apesar de compartilhar algumas semelhanças em relação a instalação, cada equipamento de banho ainda tem suas peculiaridades. Ambos precisam ser ligados à tubulação hidráulica e elétrica, mas o ofurô chega a sua casa praticamente pronto para ser instalado. A banheira de hidromassagem, por sua vez, precisa ser complementada com uma base de alvenaria, decks ou muretas.

Manutenção

Outra grande diferença entre a banheira de ofurô e a de hidromassagem, são os processos de manutenção. Quem opta por instalar um ofurô em casa, assume com a responsabilidade de realizar cuidados específicos frequentemente, como:

  • Nunca deixar o ofurô sem nenhuma água;
  • Trocar a água a cada duas semanas – ou sempre que apresentar qualidade duvidosa (com espuma e resíduos oleosos);
  • Limpar as paredes com esponja a cada troca de água;
  • Adicionar algicida na água para evitar o desenvolvimento de algas;
  • Deixá-lo tampado sempre que não estiver sendo usado.

Já quem opta pela banheira de hidromassagem, conta com uma manutenção mais prática. Afinal, a limpeza pode ser feita com produtos básicos de limpeza de banheiro e, para manter o aspecto brilhoso e novo da banheira, basta passar cera líquida de vez em quando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *