Saiba como as máquinas CNC trabalham no corte a plasma

O corte a plasma é um dos métodos industriais mais precisos do mercado, oferecendo produtividade e agilidade ao trabalho. Sua função é cortar peças metálicas, como aço inoxidável e alumínio.

Para trabalhos extremamente precisos, o corte manual não é indicado, já que a coordenação motora do ser humano não seria capaz de controlar as medidas durante a execução. Para garantir a exatidão das dimensões do corte, o ideal é trabalhar com uma mesa CNC para corte plasma.

Se você ainda tem dúvidas sobre como essas máquinas operam, leia até o final para entender!

O que é o CNC?

Essa sigla é a abreviação de Comando Numérico Computadorizado. Apenas com o nome, já é simples entender como essa máquina funciona. O programador define os parâmetros de corte e as coordenadas que a tocha de plasma terá que percorrer. O computador armazena toda essa programação, transfere à máquina, que obedece a todas as funções estabelecidas previamente.

Basicamente, é o homem comandando a máquina!

Quais são as vantagens?

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, tornou-se possível que diferentes máquinas trabalhassem para o homem. E essa é uma das grandes vantagens da máquina CNC. Porém, você precisa saber que existem muitas outras vantagens na utilização desse processo.

Confira as vantagens a seguir:

Segurança do operador

O processo nessa máquina de corte a plasma é inteiramente automatizado. O único trabalho que o operador precisa realizar é posicionar e fixar o material a ser cortado, além de aferir as medidas após a finalização.

Sem a necessidade de movimentar a máquina manualmente, os riscos de acidente diminuem consideravelmente, já que o colaborador não terá tanto contato físico com a máquina.

Agilidade dos processos

Quando executado com a máquina CNC, o corte com plasma ganha também com a rápida execução dos processos. O computador lê as informações em questões de segundos; após um movimento ser executado, o próximo já está predefinido e pronto para ser realizado.

Isso resulta em um trabalho eficaz e rápido, podendo aumentar a linha de produção de todo o chão de fábrica.

Padronização de peças específicas

A máquina CNC pode armazenar em sua memória todas as programações que já foram inseridas. Isso facilita processos que podem ser repetidos diversas vezes.Se alguma peça necessitar ser cortada novamente, basta encontrar o programa arquivado na máquina, posicionar o material, conferir se os parâmetros estão corretos, iniciar os comandos e deixar que o bico de plasma se movimente conforme o que foi comandado. Trabalho feito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *