crowdfunding

Entenda as contribuições do crowdfunding na economia

O crowdfunding é uma tendência no mercado, a estratégia é utilizada por muitos empreendedores e tem sido útil a viabilização de projetos, ideias, produtos e serviços.

Desse modo, o financiamento coletivo também está servindo como uma maneira de impulsionar alguns setores da economia.

Portanto, entenda quais são as contribuições que essa plataforma pode oferecer para o mercado econômico.

Escassez de crédito no agronegócio

O agronegócio é um dos principais setores comerciais do país, mas o que muitas pessoas não sabem é que por trás do lado tech e pop, existe um segmento que precisa de muitas ações de incentivo.

Essa atividade, que bateu recordes de exportação, precisou passar por modernização para conseguir se manter nas primeiras colocações do mercado.

Desse modo, em alguns casos, ocorre falta de capital para aquisição de equipamentos, produção ou modernização do campo. Portanto, as plataformas de crowdfunding surgem como alternativa para obtenção de recursos.

Os investidores podem financiar projetos que visam resolver esses problemas. Com isso, os produtores rurais não ficam dependentes de empréstimos em bancos ou instituições financeiras, processos que contam com certa burocracia.

Soluções para crise hídrica

Nos últimos anos, os reservatórios apresentaram níveis muito baixos, resultando em uma crise hídrica. Por isso, para suprir a demanda de energia elétrica, foi necessário recorrer às termelétricas.

Com isso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou reajuste nas contas de luz, esses aumentos são realizados constantemente, gerando cada vez mais custos para a população.

Portanto, a solução são investimentos para a renovação da matriz energética, ou seja, aumentar os incentivos de fontes renováveis.

Existem muitos empreendedores que investem em projetos de energia limpa, porém eles precisam arrecadar fundos para conseguir viabilizar essa ideia. Por isso, a importância das campanhas de crowdfunding para esse setor.

Ajuda no déficit habitacional brasileiro

O segmento imobiliário é outra área que precisa de recursos para conseguir atender toda a demanda, portanto, precisa de recursos para o prosseguimento das construções.

Além disso, a burocracia dos empréstimos e financiamentos por instituições financeiras dificultam ainda mais o andamento do processo.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, apenas 14% dos pequenos empreendedores conseguiram empréstimo na pandemia, enquanto 50% nem chegaram a pedir empréstimo.

Nesse sentido, a campanha financiamento coletivo surge como ótima opção para a viabilização de projetos desse setor.

O crowdfunding é um segmento que deve crescer ainda mais nos próximos anos, tornando-se uma alternativa para as pessoas que buscam iniciar um negócio. Além disso, pode contribuir com outros setores da economia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *