Chapas de aço laminadas a frio e laminadas a quente
O aço é, sem dúvidas, um material extremamente versátil. Ele pode receber diferentes acabamentos e possibilita a fabricação dos mais diversos tipos de materiais, como tubos de aço.
No entanto, quando se trata de chapa de aço, há dois processos que se destacam: a laminação a quente e a laminação a frio.
Ambos os métodos proporcionam vantagens para o aço, porém, suas etapas são diferentes. Entenda melhor como funciona cada uma delas.
A laminação
A produção das chapas de aço tem início muito antes das laminações.
Primeiramente, ocorre a mineração do material. Durante o procedimento de extração, o minério é convertido em ferro gusa e depois colocado no alto-forno da siderúrgica.
Essa ação tem a função de eliminar demais componentes que comprometem a pureza do ferro.
Em seguida, o ferro chega até a aciaria, que realiza a transformação em aço. E também, é onde acontece seu refinamento, recebendo adição de ligas e conformação em placas.
Por fim, é feita a laminação, que transforma o material em bobinas de aço e, posteriormente, em chapas de aço.
Chapas de aço laminadas a quente
As chapas laminadas a quente, que tem como principal vantagem a resistência, já que são concebidas em uma temperatura média de 900 °C.
Sua produção acontece por meio da laminação de placas que configuram bobinas de aço laminadas a quente. Depois, o material é cortado transversalmente e dá origem aos diferentes tipos de chapas de aço.
A composição química e características mecânicas fazem com que esses produtos sejam indicados para uso geral. Estampagem, longarina, indústria de móveis, tubos, entre outras utilizações.
Chapas de aço laminadas a frio
O procedimento empregado para a laminação de chapas de aço a frio é mais complexo. Esse acabamento é feito com base em bobina de aço laminada a quente, no entanto, atravessa mais etapas antes de chegar até o resultado final.
Após a primeira laminação a quente, as chapas sofrem uma redução a frio e são recozidas. Assim, tornam-se ainda mais resistentes e maleáveis, possuindo um acabamento diferenciado.
Esses tipos são usados em eletrodomésticos, indústria automobilística, esquadrias e construção civil, por exemplo.
Os produtos de aço, como a chapa xadrez e a chapa galvanizada, são amplamente utilizados em vários setores da sociedade.
Há as chapas laminadas a quente e laminadas a frio, que apresentam processos de produção e características diferentes. As laminadas a quente são mais usadas na indústria e construção civil.
A frio, principalmente, em eletrodomésticos e área automotiva.