Saiba mais sobre o aço carbono

O aço é um material reconhecido por sua resistência física e também por sua versatilidade. Não à toa, está presente na fabricação de muitos produtos, como máquinas, equipamentos e até em veículos, onde são usadas chapas de aço.

As características desse elemento são diversas e cumprem funções conforme a necessidade de cada caso.

O aço, basicamente, é uma liga metálica constituída pelo ferro em conjunto com a combinação de outros elementos químicos ligantes. Entre eles, estão o carbono, o níquel e o cromo.

Aqui, vamos focar em um único material: o aço carbono, resultado da junção entre ferro e carbono.

Onde é utilizado o aço carbono?

Primeiramente, é importante dizer que a utilização do aço carbono é influenciada pela classificação das placas. As chapas de aço carbono, por exemplo, são usadas em projetos como navios, automóveis, pontes e edificações.

O material também é amplamente empregado na construção de máquinas e equipamentos ligados à indústria. Assim, ganha importantes características que agregam valor ao produto final.

A chapa xadrez é uma das variações existentes dos modelos de chapa de aço carbono e é usada nessas ocasiões citadas. 

Ainda há diferentes tipos de utensílios e ferramentas que têm o aço carbono como matéria-prima. Um exemplo é a famosa bobina de aço carbono, habitual em fornos e portões.

O aço carbono e sua resistência

Uma propriedade fundamental do aço carbono é a resistência. Ela garante desempenho em atividades que exigem atuação em ambientes de temperatura extrema, alta pressão e de tração.

Consequentemente, demanda menos manutenção.

O aço carbono também passa por um processo de galvanização. É revestido com uma camada de zinco, que impede a corrosão e proporciona maior vigor contra as mudanças climáticas. 

Retalhos de chapas de aço carbono

O retalho de chapa de aço é encontrado em diferentes modelos e formatos, como em aço carbono.

Devido às ótimas características superficiais que possui, os retalhos são muito utilizados em negócios industriais. O setor automotivo, por exemplo, necessita de um elevado grau de estampagem e facilidade de soldagem. Por isso, usa o material em questão.

Por fim, concluímos que o aço carbono, que dispõe de 0,008% a 2,11% de carbono em sua composição, é um material versátil e seguro.

É usado, em grande parte, na indústria e construção civil em formato de chapas, produzidas por empresas de aço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *