Descubra a diferença entre kitnet, loft e studio
Os apartamentos compactos estão em alta no mercado imobiliário, pois costumam ser uma mão na roda. Ideais para quem pretende morar sem gastar muito ou para aqueles que procuram facilidade no dia a dia. Com baixas metragens, as kitnets, os lofts e os apartamentos studios são extremamente buscados por casais ou pessoas que vão morar sozinhas, como estudantes.
No entanto, você sabe exatamente o que é cada um deles? Preparamos um conteúdo especial para explicar as particularidades básicas desses tipos de imóveis.
Apartamentos studio
Studio é um imóvel pequeno, com poucos metros quadrados (m²). Os tamanhos giram em torno de 40 m². O conceito dessa moradia se popularizou a partir do ano de 2010, momento em que houve um impulsionamento na construção de prédios.
A ideia do apartamento studio visa “limpar” o ambiente, retirando espaços pouco usados para gerar praticidade ao morador. Sendo assim, são projetos localizados em edifícios novos e com mais amenidades, como lavanderia coletiva, áreas sociais, piscina e academia.
O que é kitnet?
As kitnets, por sua vez, também consistem em imóveis de metragem pequena. São caracterizadas por cômodos básicos, que englobam um quarto, uma cozinha e um banheiro à parte.
Essas propriedades estão, normalmente, situadas em prédios mais antigos, sem opções de lazer e serviço. Sua origem se deu no período entre os anos de 1950 e 1970. Ao contrário dos studios, contam com ambientes extras, como área de serviço, exemplificando.
Loft
O loft é considerado uma moradia contemporânea e segue em alta. É até encontrado esse tipo de apartamento na planta. Mas, as primeiras propriedades com a estrutura em questão surgiram há muito tempo, na década de 60, consagrando-se em Nova Iorque.
Comumente, os lofts são derivados de antigos galpões, armazéns ou depósitos em regiões industriais. Portanto, são imóveis mais amplos e sem paredes.
As principais diferenças entre kitnets e studios
As kitnets são, basicamente, mini casas, construídas em prédios mais simples e mais antigos. Pode ser no fundo de uma propriedade ou em cima de uma loja, por exemplo. Ela apresenta todos os ambientes de uma moradia comum, como sala, cozinha e banheiro, em pequenas proporções.Já os apartamentos studios têm os ambientes integrados e os moradores usam áreas comuns, como lavanderia, academia, entre outras. Sua principal vantagem está na facilidade que proporciona ao dia a dia e na qualidade de vida, visto que são imóveis mais modernos. Se você procura por pequenos apartamentos em São Paulo, considere essa opção.