Entenda o que é auditoria fiscal e tributária

Diariamente, as empresas lidam com uma série de desafios que podem comprometer sua estabilidade e desempenho. Nesse contexto, vemos a importância da auditoria fiscal e tributária. Trata-se de um serviço, realizado por advogado tributarista, crucial para o crescimento saudável de qualquer negócio. Ainda traz benefícios que impulsionam sua competitividade.

Acompanhe a leitura e entenda o conceito de auditoria fiscal e tributária!

No que consiste a auditoria?

A auditoria consiste em um exame executado sobre os documentos, sistemas, processos, transações e outros materiais de uma organização. A finalidade é aprimorar os processos e corrigir falhas. Existem diversos tipos de auditoria, que sempre devem ser feitos por profissionais especializados, como advogado de direito tributário.

É comum que as pessoas confundam auditoria fiscal e tributária, pelo fato de ambas tratarem de obrigações similares e serem do setor de direito empresarial. No entanto, um gestor precisa diferenciá-las e entender os serviços prestados por cada uma.

Particularidades da auditoria fiscal e da auditoria tributária

A auditoria fiscal tem a função principal de analisar as notas e registros fiscais, livros de apuração, relatórios financeiros e escrituração. Isso para checar o controle tributário do negócio. Entre as atividades, estão:

  • escrituração fiscal;
  • averiguação das informações do SPED Fiscal;
  • avaliação dos dados cadastrais de parceiros e fornecedores perante o Fisco;
  • conferência dos lançamentos e documentos fiscais.

Já a auditoria tributária assegura a regularidade da empresa e o atualiza quanto às mudanças legislativas e seus impactos. Previne e resolve riscos, bem como a atuação profissional em direito trabalhista. Entre seus papéis estão:

  • controle de prazo para pagamento de tributos;
  • registro contábil das provisões para tributos;
  • elaboração do planejamento tributário;
  • escolha do regime tributário mais adequado.

Quando preciso recorrer a um escritório de advocacia?

Há sinais que indicam que é a hora de realizar a auditoria fiscal e tributária junto de um escritório de advocacia, visando a sobrevivência da empresa. Entre eles, podemos citar o pagamento errôneo de impostos, a dificuldade em cumprir obrigações, a não utilização de créditos e deduções. 

A auditoria, então, busca avaliar o cumprimento legal das atividades e o pagamento de tributos, evitando desrespeito às regulamentações. Consequentemente, blinda as atividades da atuação do Fisco e de prejuízos à organização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *