Dicas para usar a embreagem do carro corretamente

Todo veículo é composto por um conjunto de sistemas, autopeças e componentes feitos para proporcionar um funcionamento correto do mesmo. Entre esses sistemas, encontram-se o motor, a embreagem/câmbio e a suspensão de carro. Assim como o motor é um dos principais componentes de qualquer veículo, o sistema de embreagem e câmbio também é fundamental.

Conheça algumas dicas para usar a embreagem do carro corretamente e preservar a vida útil do seu veículo.

O que é a embreagem?

Desde as primeiras aulas da autoescola, aprendemos que o motor do carro é um componente que funciona desde o momento da partida do veículo até o desligamento do componente. Por mais que o motor funcione de forma ininterrupta, nem todos os outros componentes estão em movimento constante, como é o caso das rodas.

Assim, para evitar que o motor do carro “morra” é importante saber o que é o sistema de câmbio e embreagem e como ele funciona. Ao desacoplar o câmbio do propulsor, você evita que o motor do seu veículo morra quando o mesmo estiver parado, sem se locomover.

A embreagem aparece nesse contexto. Ela é um componente localizado entre a caixa de câmbio e o motor. Sua principal função é a de transmitir a força produzida pela unidade (motor) para a caixa de câmbio. Por mais que seja um componente, a embreagem é composta por outros componentes: disco, pedal de embreagem, platô e rolamento.

Como a embreagem funciona?

Como dito anteriormente, a embreagem é um componente composto por outros componentes. O platô é fundamental para garantir que a saída da inércia da força do motor aconteça de forma suave. Esse componente é formado pela placa de pressão, mola membrana e carcaça da embreagem, conectado de forma direta com o volante do motor.

Assim que o pedal da embreagem é acionado, o volante é aliviado sobre o disco, fazendo com que aconteça um desacoplamento do motor ao câmbio. Porém, ao soltar o pedal, o platô pressionará o disco de embreagem contra o volante, fazendo com que o mecanismo feche e garantindo a suavidade na hora da saída da inércia do automóvel.

O disco de embreagem, outro componente fundamental, está posicionado sobre o eixo piloto da transmissão do veículo. Sua função é interligar o câmbio, o motor e o platô. Esse disco é dotado de estrias, que garantem o atrito entre todos os componentes.

Por fim, o outro componente, o rolamento, pressiona a parte central da mola membrana, fazendo com que aconteça um afastamento das placas de pressão do disco e impedindo que a rotação do motor seja enviada para a caixa de câmbio do veículo.

Dicas de como usar a embreagem do carro?

Agora que você sabe o que é o sistema de embreagem e câmbio do carro, e como eles funcionam, chegou a hora de conhecer algumas dicas para usá-lo da maneira correta.

Evite deixar o pé sobre a embreagem ao dirigir

Existem muitos motoristas que têm o costume de descansarem o pé esquerdo em cima do pedal da embreagem, enquanto dirigem. Essa prática é muito prejudicial para a vida útil dos componentes do seu carro. Ao descansar o pé sobre o pedal da embreagem, você garante que a embreagem se gaste mais rapidamente.

Evite subidas muito íngremes e terrenos deslizantes se o seu carro não for potente

Modelos de carros como os da montadora Jeep são conhecidos por suas características off-road, assim como sempre são lembrados pela potência de seus motores. Modelos como esses conseguem superar diferentes desafios, como subidas muito íngremes ou terrenos deslizantes e desgastados.

Porém, um modelo de carro comum com motor 1.0 não conseguirá superar os mesmos desafios que os modelos da Jeep conseguem. Ao colocar um veículo comum para subir em ruas muito íngremes ou em terrenos com barro, é muito provável que a embreagem do seu carro seja danificada.

Em subidas muito íngremes, é comum ver alguns modelos de carros que não conseguem subir nem mesmo quando engatados na primeira marcha, conhecida por ser a marcha mais forte de todas. Ao forçar o veículo a subir nessas ruas muito íngremes, a embreagem começa a ser desgastada, diminuindo e muito a vida útil do componente.

Não use a embreagem para deixar o veículo parado

Para quem dirige há mais tempo, acaba sendo comum deixar o carro parado em semáforos ou em subidas pouco íngremes com o auxílio da embreagem. Por mais que seja algo comum e passe muitas vezes despercebido pelos motoristas, é uma prática muito prejudicial para a vida útil da embreagem do veículo.

Ao cometer o erro de deixar o carro parado apenas com o uso da embreagem, e não com o uso dos freios, o motorista faz com que a embreagem acabe se desgastando mais rápido. Então, na hora que estiver parado em semáforos ou em subidas, lembre-se de apenas utilizar os freios e de deixar o carro em ponto morto.

Certifique-se que o pedal não esteja trepidando

Em vias urbanas, o provável é que você apenas utilize as três primeiras marchas, por conta dos limites de velocidade e pela quantidade de carros. Por mais que a troca de marchas se resuma a apenas essas três, é importante estar atento a algumas coisas, como a trepidação e a patinagem da embreagem.

Essas duas eventualidades podem ser sinais indicativos de que existe algo de errado com a embreagem do seu veículo. O disco pode estar muito desgastado ou empenado. Então, sempre que perceber trepidação na embreagem do seu carro, procure por um mecânico para que o mesmo avalie se a troca de algumas autopeças será necessária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *